Rio participa do “Mulheres Transformadoras” pelo empoderamento feminino

Rio participa do “Mulheres Transformadoras” pelo empoderamento feminino

Compartilhe isso:

O PMDB Mulher-RJ marcou presença no lançamento do programa “Mulheres Transformadoras”, realizado em Brasília pelo PMDB Nacional com o objetivo de promover o empoderamento feminino e a participação das mulheres na política. A iniciativa consiste na criação de ações para dar maior visibilidade às mulheres nos espaços de poder. O lançamento reuniu 180 pessoas, incluindo o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, a presidente do PMDB Mulher e secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, e a presidente do PMDB Mulher-RJ, Kátia Lôbo.

O planejamento do “Mulheres Transformadoras”, baseado nas bases do Plano Estratégico do PMDB Mulher Nacional, aborda os temas do enfrentamento à violência contra a mulher, a defesa da saúde integral feminina e sua inclusão no mercado de trabalho, esporte e cultura. Fátima Pelaes acredita que o programa é fundamental para que mais mulheres sejam eleitas em 2018: “Queremos trazer as mulheres e homens que também tenha compromisso com a pauta das mulheres, com uma sociedade mais justa e mais fraterna”.

A presidente do PMDB Mulher-RJ, Kátia Lôbo, destacou a necessidade de embasar o programa a partir das experiências de mulheres empoderadas. “Minha participação no evento foi de ressaltar a Mulher Transformadora que sou. Contei as minhas lutas em cima das bandeiras da mulher, usando minha história como incentivo à participação das mulheres na vida partidária”, afirmou Kátia.

Entre as iniciativas apresentadas, foi defendida a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 134, que estabelece uma cota mínima de presença feminina no Congresso Nacional. Segundo o senador Romero Jucá o encontro reforça o compromisso do PMDB com a participação das mulheres quando o partido mudar de nome para MDB: “Queremos no novo partido ter a força da mulher engajada em todas as ações que sonhamos para o povo brasileiro. Ouvimos mensagens, sugestões e críticas que serão levadas adiante para fortalecermos e melhorarmos nosso trabalho”.

Com o apoio dos diretórios estaduais, o programa pretende, em especial, ressaltar o trabalho das mulheres que atuam em benefício de suas comunidades. Assim, essas mulheres serão incentivadas a levarem suas iniciativas para a política, participando ativamente da formação de políticas públicas.

O programa “Mulheres Transformadoras” está no site www.mulherestransformadoras.com.br, no Facebook e no YouTube.