Prefeitura oferece atividades físicas gratuitas em Itaguaí

Prefeitura oferece atividades físicas gratuitas em Itaguaí

Compartilhe isso:

Futsal, voleibol, natação, hidroginástica, alongamento, ginástica, zumba, capoeira, Muay Thai, dance, caratê, treinamento funcional, caminhada e dança de salão. Todas essas são modalidades oferecidas hoje, de forma gratuita, pela Prefeitura de Itaguaí em diferentes bairros do município. Tem atividade para todos os gostos e idade. As inscrições devem ser feitas no próprio local da prática esportiva.

A Secretária de Turismo e Esportes, Erika de Souza, sabe da importância da atividade física no dia a dia da população e, por isso, busca promover a cultura do esporte na cidade. Segundo ela, a Secretaria estrutura as atividades na perspectiva do esporte educacional, no desenvolvimento de valores sociais, na melhoria das capacidades físicas e das habilidades motoras, na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, na diminuição da exposição aos riscos sociais, além da conscientização da prática esportiva enquanto exercício da cidadania.

– O esforço da Secretaria de Turismo e Esportes é fazer com que nossos espaços esportivos sejam utilizados por todos, da criança ao idoso, com orientação adequada e em diferentes horários. Isso faz com que possamos atender o maior número possível de interessados. Nosso time de professores oferece diferentes atividades físicas. Tanto aquelas de quadra, como o futsal, como também lutas, danças e atividades aquáticas, como natação e hidroginástica – destaca Erika.

Uma das atividades mais procuradas é a capoeira. As aulas acontecem na Área da Expo, Vila Margarida e CIEP 497. Nos Prédios, o exercício reúne alunos de 18 a 70 anos. A animação é contagiante. Moradora do Engenho, Rita de Souza Silva não perde uma aula.

– Comecei na capoeira há um mês e já sinto uma diferença grande. Minhas pernas eram travadas, mas agora consigo chutar tudo, até o balde – brincou Rita, que também pratica alongamento e caminhada.

Em outro ponto da cidade, no CIEP 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino, são realizadas duas atividades bastante requisitadas, principalmente durante o verão: natação e hidroginástica. As aulas acontecem de terça a sexta, na parte da manhã. No momento da inscrição os alunos recebem as instruções para utilizar a piscina, como o uso de toucas e roupas de banho masculina (Sunga) ou feminina (Maiô).

Programação

As atividades físicas acontecem de segunda a sábado de acordo com a programação montada pela Secretaria de Turismo e Esportes. Os interessados devem procurar o local da modalidade para fazer as inscrições ou tirar dúvidas.