Prefeitura de Itatiaia prepara licitação para construção de três Unidades Básicas de Saúde

Terreno onde será construída a UBS da Vila Esperança - Crédito Carlos Alberto/Aecom

Prefeitura de Itatiaia prepara licitação para construção de três Unidades Básicas de Saúde

Compartilhe isso:

Estão previstas para acontecer nos dias 02 e 04 de setembro as licitações para construção de mais três Unidades Básicas de Saúde em Itatiaia. De acordo com os editais, disponibilizados no Portal da Prefeitura, as unidades serão construídas nos bairros Vila Odete, Vila Esperança e Marechal Jardim.

Conforme explica o secretário de Saúde, Nilson Rodrigues Neves, o bairro Vila Odete não possui Unidade Básica de  Saúde, atualmente os moradores do bairro são atendidos na Unidade de Estratégia de Saúde da Vila Magnólia. Já os bairros Marechal Jardim e Vila Esperança contam com unidades, porém com uma estrutura menor e  inclusive a última, ou seja, a UBS Vila Esperança funciona em um imóvel alugado.

– As unidades seguirão um projeto padrão do Ministério da Saúde e serão construídas em locais estratégicos. O objetivo é atender com conforto uma quantidade maior de moradores. A unidade da Vila Esperança, por exemplo, atenderá também moradores da Vila Martins e até parte da Nova Conquista. A UBS do Marechal Jardim receberá também os moradores do Jardim Manchete. E os moradores da Vila Odete, que hoje  precisam andar uma longa distância até a unidade da Vila Magnólia para serem atendidos, não precisarão mais fazer isso porque terão um posto próximo as suas residências –  explicou o secretário de Saúde.

De acordo com o projeto, as unidades contarão com consultórios, dispensário de medicamentos, sala de inalação e coleta, consultório odontológico,  sala de curativo, sala de vacina, sala de observação de procedimento, sala de coleta, área de gerência, banheiro de funcionários e de pacientes, almoxarifado, expurgo e sala de esterilização.

– Finalizado todo o processo legal das licitações as obras serão iniciadas e a previsão é que estejam prontas já no início do próximo semestre.Elas serão viabilizadas por meio de emendas parlamentares com contrapartida da Prefeitura. Vale ressaltar que a construção das UBSs vão permitir uma melhor distribuição dos atendimentos nas unidades e até permitir uma economia, tendo em vista que temos imóveis alugados – explicou.

O secretário informou também que existe um projeto para a construção de um Laboratório de Análises Clínicas.

– Além das Unidades Básicas de Saúde, que serão licitadas, já existe também a intenção de construir um laboratório, que vai permitir um atendimento rápido e com bastante qualidade dos moradores de Itatiaia – salientou o secretário.

A UBS do bairro Vila Odete será construída na Rua José Francisco Zikan, no bairro Vila Odete. A construção da UBS do Marechal Jardim acontecerá em um terreno paralelo a Rodovia Presidente Dutra, na altura do KM 311 e a UBS da Vila Esperança terá a sua construção erguida no terreno localizado na rua atrás da Escola Municipal Padre José Padre José Wyrwinski.

– Várias obras importantes estão acontecendo, em especial nas áreas de educação, esporte, lazer e pavimentação e outras obras já estão no nosso cronograma, como a construção das Unidades Básicas de Saúde. Nosso objetivo é oferecer o melhor para a nossa população e por isso estamos pautados no planejamento responsável. Com muita força de vontade estamos trabalhando sem parar para dotar o Município de uma infraestrutura de qualidade – finalizou o prefeito, Eduardo Guedes (MDB).