PMDB Mulher marca presença no 5º Fórum internacional de Pesquisa em Violência Sexual

PMDB Mulher marca presença no 5º Fórum internacional de Pesquisa em Violência Sexual

Compartilhe isso:

pmdbAo lado da secretária especial de Políticas para as Mulheres do governo federal, ministra Fátima Pelaes, a presidente do PMDB Mulher-RJ, Kátia Lôbo, participou esta semana, dias 18 e 19 de setembro, da 5ª Conferência Internacional do Fórum SVRI 2017. O fórum reúne até esta quinta-feira (21/09) mais de 450 pesquisadores, ativistas de gênero, profissionais de saúde e autoridades do mundo inteiro que atuam em pesquisas para compreensão, prevenção e reação à violência sexual praticada por parceiros íntimos.

“Foi uma oportunidade muito importante para debatermos o tema. Infelizmente a violência sexual está presente em muitos lares do nosso estado e do país. Os números de estupro registrados nos últimos três meses de 2016 e revelados pelo Dossiê Mulher são alarmantes. Em 39,8% dos casos os agressores tinham algum tipo de relação com a vítima e 8,9% eram companheiros ou ex-companheiros. E o mais triste: 55,5% das vítimas eram meninas de até 14 anos”, lamenta Kátia, ressaltando que é fundamental continuar promovendo encontros como o SVRI para chamar atenção do mundo para a questão da violência.

Kátia participou da abertura do fórum, na Gávea, zona Sul do Rio, no dia 18, e no dia seguinte (19), e do grupo de trabalho que debateu a violência de gênero e as novas tecnologias, mediado pela cátedra Gary Barker. O grupo discutiu, entre outros temas, as relações virtuais seguras: desenvolvimento e avaliação de ferramentas tecnológicas para violência entre parceiros; intervenção personalizada mediada pela internet para prevenção à violência no namoro e criação de plataformas para celulares para abordar violência de gênero.

A presidente do núcleo feminino do PMDB aproveitou a oportunidade para apresentar à representante da ONU Mulheres da ONU, Dra. Nadine Gasman, as ações desenvolvidas pelas representantes do partido na Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em 2016, como as cartilhas de Saúde da Mulher, Feminicídio, e Maria da Penha, que ganharam versão em braile, além de DVD em libras e áudio descrição.

Sobre o Fórum SVRI

A Iniciativa de Pesquisa em Violência Sexual é uma iniciativa de pesquisa global que promove pesquisas de boa qualidade na área da violência sexual, particularmente em países de baixa e média renda. Estamos construindo uma rede experiente e comprometida de pesquisadores, autoridades políticas, ativistas e doadores para garantir que os muitos aspectos da violência sexual sejam abordados a partir das diferentes disciplinas e culturas. O SVRI acredita que os esforços de prevenção e a prestação de serviços devem ser informados por pesquisas sólidas e evidências.