Petrópolis encerra Outubro Rosa com índices recordes no combate ao câncer de mama

Petrópolis encerra Outubro Rosa com índices recordes no combate ao câncer de mama

Compartilhe isso:

Publicado em 30/10/2017, no site da Prefeitura de Petrópolis.

A caminhada do Outubro Rosa pelas ruas do Centro Histórico marcou o encerramento da nona edição do Outubro Rosa. Partindo da Catedral São Pedro de Alcântara, a “Saúde da Mama, uma Nova Caminhada” teve a importante missão de chamar a atenção e alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura. Colorindo as ruas do Centro Histórico de rosa, o público que recebia as vitoriosas à frente da passeata, saudava com balões coloridos e flores dos altos dos prédios e comércio local.

Com uma proposta inovadora, a caminhada foi acompanhada pela alegria dos membros do bloco carnavalesco Guerreiros da Vinte cantando a música oficial da campanha que este ano veio em ritmo de Samba, “Sua Vida em Suas Mãos”, foi composto por Nina Xavier e Lúcia Nem e traz a luta pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama de uma forma alegre para os petropolitanos.

Ao final do percurso, a prefeitura apresentou os bons índices de prevenção e realização de exames e consultas em mulheres no município que tem aproximadamente 22 mil usuárias do Sistema Único de Saúde. Somente este ano foram realizadas 7.350 mamografias, sendo 4.209 apenas na faixa etária alvo preconizada pelo Ministério da Saúde – de 50 a 69 anos. O número de preventivos aumentou em 50% em relação ao último ano, com 13.406 coletas até setembro. Nesta segunda-feira (30.10), cinco mulheres passaram por reconstruções das mamas após vencerem a luta contra o câncer no Hospital Alcides Carneiro.

É um momento de comemorar os bons índices e reafirmar que a cidade vai continuar o trabalho de ampliar o acesso das mulheres à Saúde. Até o fim do ano, a cidade vai realizar mais 3.100 exames para poder bater pela primeira vez a meta do Ministério da Saúde de ter 60% das mulheres com o exame realizado. Petrópolis está oferecendo reconstrução das mamas no Hospital Alcides Carneiro, não há fila para o procedimento e o melhor: estamos conseguindo diagnosticar precocemente o câncer junto à Atenção Básica. Ao lado da APPO, o município está aumentando o acesso das mulheres aos exames preventivos de câncer de mama e de útero, ações que continuarão ocorrendo ao longo de todo o ano, o Outubro Rosa veio para marcar esse nosso compromisso.

Eleita madrinha da campanha neste ano, Sabrina Noel Rossi, primeira-dama do município, homenageou as vitoriosas e reafirmou o apoio à associação.

“É uma emoção muito grande e uma honra ser a madrinha desta campanha. Neste período eu pude ter contato com muitas vitoriosas e conhecer mais sobre as suas histórias de lutas e conquistas. Abraçamos a causa e continuaremos lutando pela saúde da mulher”, afirma Sabrina Noel Rossi.

A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, agradeceu o apoio do governo e disse que neste ano a campanha foi ampliada com palestras realizadas em empresas, Unidades de Saúde,Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), colégios e igrejas, dentre outros. Desde a abertura oficial da campanha, no dia 04 de outubro na Câmara Municipal, diversos pontos da cidade e monumentos históricos foram iluminados de rosa e diversas ações foram realizadas durante o mês em conjunto com a prefeitura.

“A política que eu faço é a política de salvar vidas e ela vem ao encontro com a atual gestão. O mamógrafo do HAC trabalhou com força total, teve problema devido ao grande número de exames, foi consertado e já voltou a funcionar. A prefeitura anunciou que virá mais um mamógrafo para o hospital em 2018 e secretário de Saúde foi o único a visitar a APPO e também está fazendo um curso conosco de cuidados paliativos. Isso mostra o compromisso e o interesse da gestão em abraçar a nossa causa”, disse Ana Cristina Mattos.