Juntos para continuar mudando o Rio – artigo de Jéssica Ohana

Juntos para continuar mudando o Rio – artigo de Jéssica Ohana

Compartilhe isso:

10369209_612962508817176_4246060140741007050_n

O estado do Rio de Janeiro, em seus 92 municípios, viveu nos últimos sete anos e meio um período de mudanças sem precedentes, em todas as áreas. O problema da segurança, que parecia não ter solução alguma, passou a ser enfrentado com seriedade, projetos de longo prazo e determinação. Hoje a paz já chegou a milhares de pessoas, e está avançando para áreas como a Baixada e São Gonçalo.

E foi justamente a política séria na segurança, que acabou com os improvisos que eram a regra nos governos anteriores, que proporcionou o avanço em todas as outras áreas. Na educação, passou-se a investir como nunca, dobrando o investimento por aluno e elevando o salário do professor, que passou a ser o segundo mais bem pago em hora-aula no Brasil. O ensino técnico foi revolucionado, com investimentos nas Faetecs e a criação de 45 CVTs, que beneficiam dezenas de milhares de jovens todos os anos, praticamente garantindo lugar no mercado de trabalho. Na habitação, foram construídas mais casas que em qualquer outro governo, e a entrega de títulos de propriedade, só nestes sete anos, superou tudo o que já havia sido feito anteriormente, com mais de 100 mil titulações feitas.

O desenvolvimento econômico é outra marca importantíssima. Com seriedade e políticas de incentivos muito bem desenhadas, o Rio recuperou o segundo lugar na economia nacional, e voltamos a receber grandes investimentos na Baixada, na região do Médio Paraíba, na região Serrana, entre outras. E nada disso teria sido possível sem a total reestruturação do estado, com a realização de milhares de concursos, muitos deles, como no Procon, feitos pela primeira vez. Na secretaria de fazenda, antes alvo de inúmeros escândalos e desvios bilionários de recursos, o trabalho foi reestruturado, aumentando a arrecadação em 147% em sete anos.

Temos ainda programas exemplares como o Renda Melhor e o Renda Melhor Jovem, que complementam a renda estimulando os estudos, o Bilhete Único, que representa uma economia importante para mais de 2,5 milhões de pessoas, além dos investimentos sem precedentes nas Barcas, Trens e no Metrô, que está avançando nos últimos anos mais do que avançou desde que foi inaugurado. Como esquecer do programa Bairro Novo está transformando a realidade de milhões de pessoas na região Metropolitana, tirando a lama da porta da casa das pessoas? Estas são apenas algumas das várias conquistas, que aconteceram em absolutamente todas as áreas. Um artigo apenas não seria suficiente para enumerar todas elas.

Hoje, estamos no início de mais uma campanha eleitoral, na qual tudo o que foi feito até aqui está em jogo. Não podemos andar para trás, nem colocar tudo a perder na mão de quem já provou sua incompetência na gestão municipal. É hora de cada um de nós ir para a rua, gastar a voz e sola de sapato para lutar pela mudança, que só começou. Conversar com colegas de trabalho, de escola, faculdade, familiares, para mostrar que precisamos continuar seguindo em frente. Nestes últimos sete anos e meio, foram construídas as bases para um futuro ainda melhor, e hoje temos em Luiz Fernando Pezão a melhor pessoa para dar continuidade a tudo o que foi feito, ampliando ainda mais as conquistas. Não podemos descansar, porque a mudança só começou!

Jéssica Ohana – Presidente estadual de Juventude do PMDB do Rio de Janeiro