Inscrições da primeira faculdade pública de Barra Mansa iniciam na próxima quinta-feira (12)

Foto: Paulo Dimas

Inscrições da primeira faculdade pública de Barra Mansa iniciam na próxima quinta-feira (12)

Compartilhe isso:

A população de Barra Mansa recebe neste mês de julho um grande presente: o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro). A informação foi divulgada na quinta-feira (05), durante reunião entre o prefeito Rodrigo Drable (MDB), o diretor da unidade da FAETEC – BM, Ricardo Said, e o secretário e subsecretário de Educação, Vantoil de Souza e Ricardo Rosas. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/inscricoes/concursos/103-enem-faeterj-barra-mansa-2018. Os interessados devem imprimir a folha de inscrição, preencher e entregar na unidade da Faetec – BM, situada à Rodovia Dr. Sérgio Braga, s/nº, Barbará, entre os dias 12 e 24 de julho. 

Para Rodrigo Drable a primeira faculdade totalmente gratuita representa um ganho imensurável para a cidade. “Investir em educação é uma perspectiva real de melhoria de vida, através de emprego e salário. Estamos trabalhando com esse foco desde as séries iniciais, com a implementação da educação em tempo integral, as aulas de robótica e agora o curso superior que capacitará nossos alunos no desenvolvimento de plataformas tecnológicas que apoiam o processo de transformação digital no mercado”, disse o prefeito.

O secretário de Educação comemorou a notícia. “É um curso inovador, que motiva os adolescentes a adquirirem novos conhecimentos e os capacita para o mercado de trabalho, suprindo a demanda reprimida e crescente por profissionais da área”, ressaltou Vantoil de Souza.

Segundo o diretor da FAETERJ, Ricardo Said, serão oferecidas 60 vagas, sendo 30 no turno da manhã, com aulas diárias de 7h30 às 12 horas, e a noite, de 18h30 às 22 horas. A seleção dos candidatos será realizada com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Os alunos poderão utilizar o resultado do Enem de um dos três últimos anos – 2015, 2016 ou 2017. O curso terá dois anos e meio de duração, com diploma emitido pela FAETEC, com chancela da UFRRJ. O curso possibilitará a imersão no ecossistema digital, da criação, manutenção e gerenciamento de sites, portais e aplicativos, até o desenvolvimento de projetos de marketing digital, a criação de Start-ups e aplicativos mobile para plataformas Android e IOS”, detalhou Said, ressaltando que os professores com doutorado e mestrado que vão lecionar no curso já foram selecionados.

Ricardo Said disse ainda que a parceria com a prefeitura foi fundamental para o funcionamento da unidade. “O empenho do prefeito Rodrigo Drable garantiu a plena atuação da Faeterj. As aulas começam na segunda quinzena de agosto. O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital contrapõe a crise financeira e de emprego que afeta o Brasil e o nosso Estado”, disse o coordenador, lembrando que a FAETERJ está subordinada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.

LANÇAMENTO – Amanhã, dia 11, será realizado o lançamento oficial do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital. A cerimônia será às 11 horas, na sede da Faetec – BM. O evento terá as presenças do presidente da Faetec, Miguel Badenes Prades Filho, do prefeito Rodrigo Drable, entre outras autoridades.