Com foco na Convenção Nacional dos núcleos, Juventude do MDB realizou convenções em 26 estados do Brasil

Com foco na Convenção Nacional dos núcleos, Juventude do MDB realizou convenções em 26 estados do Brasil

Compartilhe isso:

A última convenção estadual da Juventude do MDB foi realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, assim a JMDB segue organizada nos 26 estados do Brasil, após a realização de suas convenções municipais e estaduais. Agora, com olhar para o futuro, no dia 30 de novembro será realizada a Convenção Nacional dos Núcleos do MDB, que irá eleger, de forma democrática, o novo dirigente nacional da JMDB.

A Juventude do partido está no processo de realização das convenções nos estados há mais de um ano, já que, de acordo com o estatuto do MDB, é preciso que 30% dos municípios realizem suas convenções para que sejam feitas as convenções estaduais. Após realizar todas as convenções estaduais, pode assim ser feita a Convenção Nacional dos núcleos.

Segundo Assis Filho, presidente da JMDB Nacional, esse é um momento extremamente importante e democrático para o partido, que permite uma mobilização em relação às pautas partidárias, principalmente nesse momento de reorganização do partido.

“Quando nos unimos para escolher os nossos dirigentes, mantemos a tradição da democracia. Os diretórios são frutos de um debate interno e democrático de escolha de representantes. Esse processo garante a participação de todos na construção desse núcleo tão importante para o partido”.

A convenção nacional da juventude será formada pelos convencionais, delegados eleitos nas convenções estaduais para representarem seus estados. Mais de 300 delegados estarão em Brasília no dia 30 de novembro para a Convenção Nacional dos núcleos.

“Dentro do contexto de convenções estaduais, nós estamos possibilitando o chamamento da juventude emedebista para o processo. Essa é uma mobilização que se deu nos municípios e nos estados, o que garante um processo democrático na escolha dos seus representantes. Com isso, estamos fortalecendo a democracia interna do MDB, uma característica do nosso partido”, disse Assis.

Núcleos

Atualmente, o MDB possui Núcleos de Juventude, Mulheres, Afro, Socioambiental e Trabalhista. Eles são responsáveis por contribuir com a mobilização do partido em todo o país e defender bandeiras pertinentes aos temas que representam. A organização dos Núcleos em cada Estado é uma das metas da nova Executiva Nacional.

“Precisamos fortalecer os Núcleos e a nossa militância para que o partido busque a reconexão com os anseios da sociedade. Temos grandes desafios, precisamos reinventar, encarar nossos erros, fazer diferente”, afirmou o presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi.

Chamamento

Nas redes sociais, o presidente da JMDB Nacional, Assis Filho, reforçou o convite para o Encontro. Em sua gestão, o partido conseguiu implantar, reativar e fortalecer as juventudes emedebistas de todos os Estados e do Distrito Federal.

“Estamos organizando uma grande convenção com a participação de todos os Estados do Brasil, com a militância jovem, negra, de mulheres, estudantes secundaristas, universitários, com as mais variadas formas de expressão da juventude emedebista. Converse com o diretório do MDB do seu Estado e se organize. Venha fazer parte dessa caravana e ser protagonista do novo momento que o MDB quer construir para o Brasil”, convocou.