Cinco minutos com Fabrício Baião: "Sapucaia é um diamante que precisa ser lapidado"

Cinco minutos com Fabrício Baião: "Sapucaia é um diamante que precisa ser lapidado"

Compartilhe isso:

14492372_1129907030423812_769798530993052692_nEleito prefeito de Sapucaia com 51,35% dos votos, Fabrício Baião vai para administrar o município de 2017 a 2020. Fabrício assume o cargo com a missão de enxugar a máquina pública, por conta da crise econômica, e investir no turismo, na capacitação dos professores e na geração de empregos. Para atrair empresas e gerar novos postos de trabalho, ele convidou para a Secretaria de Indústria e Comércio, o comerciante Julio Cezar Rezende, atualmente secretário de Desenvolvimento da próspera Três Rios.

1. Quais as primeiras ações do mandato?
Um dos principais problemas de Sapucaia hoje é o inchaço da Prefeitura. Vamos fazer um levantamento minucioso nos primeiros dias de mandato para apurar a situação da cidade e da administração pública, afinal estamos em plena crise econômica e todos têm que fazer seu dever de casa: reduzir gastos desnecessários. Nosso Estado enfrenta muitas dificuldades, nos municípios não é diferente, por isso precisamos enxugar a folha.

2. Quais os principais desafios hoje em Sapucaia?
Precisamos profissionalizar a prefeitura. Além de enxugar a folha de pagamentos, é preciso trazer uma política de desenvolvimento e geração de empregos para a cidade. Vamos também buscar novos desafios no turismo, área em que Sapucaia tem grande potencial. Para conseguirmos parcerias, primeiro é preciso organizar a casa e fazer a cidade andar.

3. Como será a relação com os servidores municipais?
Uma das nossas prioridades será reduzir em 40% os cargos comissionados, e pretendemos preencher a metade desses cargos com quadros efetivos do município. Nas pastas de Fazenda e Administração e na Procuradoria do município, serão nomeadas pessoas de minha confiança, mas, para as demais secretarias, farei uma seleção dos principais funcionários para compor a administração.

4. Como pretende investir em educação no município?
Educação é uma das bandeiras da nossa administração. Vamos buscar professores que foram desviados de função, e proporcionar cursos de capacitação para aprimorar o ensino. Nosso Ideb é abaixo da média do estado e dos municípios vizinhos, o que demonstra uma grande de necessidade de investimentos.

5. Neste período de crise econômica, que medidas pretende implantar para gerar empregos?
Precisamos investir em algumas áreas do município com potencial para o comércio e indústria. Vamos contar com o apoio do secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Três Rios, Julio Cezar Resende, para nos ajudar nessa missão. Em Três Rios ele colaborou na atração de 1.430 empresas de pequeno, médio e grande porte para a cidade com geração de nove mil novos postos de trabalho. Nossa intenção é procurar as empresas de fora da cidade interessadas em investir aqui. Sapucaia é um diamante muito bonito que a gente precisa lapidar.