Alerj homenageia mulheres no seu dia

Alerj homenageia mulheres no seu dia

Compartilhe isso:

Presidente do MDB-Mulher recebe diploma Leolinda Daltro

No dia em que é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, a presidente do MDB-Mulher do Rio, Kátia Lobo, foi uma das 10 agraciadas com o diploma Mulher Cidadã Leolinda Daltro, entregue nesta quinta-feira, dia 8.3, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Kátia milita na causa da mulher há 37 anos, quando ingressou no MDB. Participou ativamente da campanha pelas Diretas Já, do impeachment do ex-presidente Fernando Collor e foi subsecretária de políticas para as mulheres da cidade do Rio de Janeiro.
O nome escolhido para batizar o prêmio é o da educadora baiana Leolinda F. Daltro, precursora do movimento feminista no Brasil. Sufragista, Leolinda fundou, em 1919, no Rio, o Partido Republicano Feminino depois que teve seu pedido de alistamento eleitoral negado. Em 1917, reuniu quase cem mulheres em manifestação, no Rio, pelo pleno direito ao voto.

Na solenidade, foram destacados os avanços feministas aoi longo dos anos e os desafios a serem enfrentados. Um deles é a maior representação política das mulheres na política. O Rio, por exemplo, é o estado brasileiro com a maior concentração de mulheres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população fluminense é 53% feminina. Entretanto, apenas 10% das cadeiras da Alerj são ocupadas por deputadas.